19.9.09

[JOHN NASH E RUSSELL CROWE... MENTES BRILHANTES]

BIOGRAFIA

John Nash nasceu a 13 de Junho de 1928 em Bluefield, West Virginia, nos Estados Unidos. O seu pai, também John, era engenheiro eléctrico; a sua mãe, Virginia, era professora. Foi ela quam incentivou a sua curiosidade intelectual, ajudando-o a obter uma boa formação académica.
Na escola, os professores não reconheciam Nash como um prodígio. Consideravam-no, isso sim, como uma criança extremamente anti-social. Aos doze anos, cada vez mais isolado, Nash refugiava-se no seu quarto, dedicando-se a fazer experiências científicas com as quais aprendia mais do que na escola. Por volta dos 14 anos de idade surgiu o seu interesse pela matemática aquando da leitura da obra “Men of Mathematics”, (1937) de
T. Bell.
Em 1941, ingressou na
Universidade de Bluefield onde demonstrou e desenvolveu as suas capacidades matemáticas. Os colegas olhavam-no como um estranho, uma pessoa difícil de entender. Um episódio trágico veio agravar ainda mais o isolamento de Nash: numa explosão causada por uma experiência química levada a cabo por Nash e um colega seu foi mortalmente atingido.
Em Junho de 1945, Nash ingressou na prestigiosa
Universidade de Carnegie Mellon onde lhe foi oferecida uma bolsa de estudos. Iniciou a sua carreira universitária estudando química e depois matemática. John Synge, responsável pelo departamento de matemática, reconhecendo no jovem um grande talento,incentivou-o a dedicar-se à matemática.
Em 1948, foi aceite no programa de doutoramento em matemática em duas das mais famosas universidades dos Estados Unidos:
Harvard e Princeton. A sua escolha recaiu sobre Princeton. Aí demonstrou interesse por vários campos da matemática pura: Topologia, Geometria Álgebra, Teoria do Jogo e lógica. Mas, mesmo em Princeton, Nash evitava comparecer às palestras e aulas. Aprendia sozinho, sem a ajuda de professores ou mesmo de livros.
Ainda antes de acabar o curso provou o teorema do ponto fixo de
Brouwer. Algum tempo depois resolveu um dos enigmas de Riemann que mas perplexidade causava. Em 1949, aos 21 anos, Nash, escreveu uma Tese de doutoramento que, 45 anos mais tarde, lhe daria o Prémio Nobel de Economia. O trabalho, conhecido como o "Equilibrio de Nash" (Non-cooperative games) irá revolucionar o estudo da estratégia económica.
Em 1950, Nash começa a trabalhar para a
RAND Corporation, instituição esta que canalizava fundos do governo dos Estados Unidos para estudos científicos relacionados com a guerra fria. Nash aplicou os seus recentes avanços na teoria dos jogos para analisar estratégias diplomáticas e militares. Simultaneamente continuava a dar aulas em Princeton.
Um ano depois, em 1951, Nashfoi convidado para professor de matemática do
MIT onde trabalhou até 1959. No decorrer da sua estadia no MIT, os problemas psíquicos começaram a agravar-se. Apesar do seu frágil equilíbrio psíquico, em 1953, teve um filho com Eleanor Stier a quem foi dado o nome de John David Stier. No entanto, contra a vontade de Eleanor, Nash nunca se casou. No verão de 1954, Nash foi detido pela policia numa operação de perseguição a homossexuais. Como consequência foi expulso da RAND Corporation.
Em 1957, casou-se com Alicia, uma estudante de física do MIT. Um ano mais tarde, começa a sofrer de
esquizofrenia. Alicia decide, algum tempo depois, divorciar-se continuando embora a ajudá-lo na luta contra a sua doença. Nash teve que desistir do posto de professor no MIT e foi hospitalizado contra a sua vontade. A situação era extremamente irregular. Nash recuperava temporariamente, mas logo depois voltava a sofrer distúrbios mentais. Nos breves intervalos da sua recuperação, produzia importantes trabalhos matemáticos. Em 1958 o seu estado mental agravou-se mas, em 1990, conseguiu recuperar da doença.
Em 1994 recebe, juntamente com
John C. Harsanyi e Reinhard Selten, o Prémio Nobel da Economia pelo seu trabalho na Teoria dos Jogos (Theory of Non-cooperative Games).
Actualmente, mantém-se ligado diariamente ao Departamento de Matemática da
Universidade de Princeton.

UMA MENTE BRILHANTE
Resumo
"Uma mente Brilhante", vencedor de 4 Oscars, baseia-se na biografia de John Nash com Russell Crowe escrita por Sylvia Nasar, e começa com a chegada do jovem Nash à Universidade de Princenton, em 1947. Isolado de todos e tudo, Nash recusa-se a participar nas actividades básicas da Universidade, tais como assistir às aulas, conviver com os colegas, etc. O seu objectivo é a procura de uma "Ideia original".
Incentivado pelo colega Charles a procurar a sua ideia original" fora das quatro paredes do seu quarto, Nash inspira-se em fontes estranhas, como o movimento dos pombos no parque, os movimentos de uma equipa de futebol e até do roubo de uma carteira.





Nenhum destes três estudos o ajuda. Será numa conversa de bar que Nash encontra inspiração para a sua "Ideia Original", uma teoria revolucionária com aplicação à economia moderna e que contradizia 150 anos do reinado de Adam Smith na área.
John Nash recupera da sua doença. E só graças ao amor e dedicação da sua esposa foi possível tal recuperação.
O reconhecimento pelo seu trabalho acontece em 1953, após ter Nash realizado alguns trabalhos no Pentágono a decifrar códigos russos. Ao mesmo tempo, Nash é Professor. Conhece uma aluna, Alicia, com a qual viria a casar e ter um filho. Tudo parecia correr bem com o casal, até que Nash começa a ser perseguido por desconhecidos. Nash não resiste à grande pressão e começa a ficar paranóico.
O resto do filme segue uma trajectória repleta de desafios, onde Nash luta, não só luta contra a esquizofrenia, mas também contra todos aqueles que não acreditavam na sua recuperação. O filme termina com o reconhecimento das suas descobertas, dos seus estudo: o Prémio Nobel de Economia em 1994, pelo seu contributo na Teoria dos Jogos e graças à sua genialidade. Este filme, esta lição, faz-nos crer que o amor, o amor verdadeiro tem um poder emensorável , que obstáculos na vida são por ele superados, que a felicidade está nas pequenas coisas da vida.
ficha técnica:
título original: A Beautiful Mind
gênero: Drama
duração: 02 hs 15 min
ano de lançamento: 2001
site oficial:
http://www.abeautifulmind.com/
estúdio: Imagine Entertainment
distribuidora: DreamWorks Distribution L.L.C. / Universal Pictures / UIP
direção:
Ron Howard
roteiro: Akiva Goldsman, baseado em livro de Sylvia Nasar
produção: Brian Grazer e Ron Howard
música: James Horner
fotografia: Roger Deakins desenho de produção: -->
direção de arte: Robert Guerra
figurino: Rita Ryack
edição: Daniel P. Hanley e Mike Hill
efeitos especiais: Digital Domain
elenco:
Russell Crowe vencedor do Óscar - melhor actor - (JohnNash Jr.)
Ed Harris (William Parcher)
Jennifer Connelly (Alicia Nash)
Paul Bettany (Charles)
Adam Goldberg (Sol)
Vivien Cardone (Marcee)
Judd Hirsch (Helinger)
Josh Lucas (Hansen)
Anthony Rapp (Bender)
Christopher Plummer (Dr. Rosen)
David B. Allen (John Nash Jr. - 13 anos)

0 comentários: