"Está «mortinho» para ser o chefe da cozinha!
O realizador galardoado pela Academia Brad Bird ("THE INCREDIBLES: OS SUPER-HERÓIS") e os espantosos contadores de histórias da Pixar Animation Studios ("CARROS", "À PROCURA DE NEMO") levam-nos por um completamente novo e original mundo onde, numa inimaginável combinação, um rato e um restaurante gourmet de 5 estrelas se juntam para a mais recente história de “peixe-fora-de água”.
Na nova e hilariante aventura de animação, "RATATUI", um rato chamado Remy sonha em ser um magnífico chefe de cozinha contra a vontade da sua família e o problema óbvio de ser um rato numa profissão garantidamente anti-ratos.
Quando o destino coloca Remy na cidade de Paris, ele encontra-se, idealmente, situado por baixo de um restaurante tornado famoso pelo seu herói da culinária, Auguste Gusteau.
Apesar dos evidentes perigos por ser um convidado indesejado na cozinha num dos restaurantes mais exclusivos de Paris, Remy cria uma parceria inesperada com Linguini, o rapaz do lixo, que sem querer descobre os talentos espantosos de Remy.
Esta parceria gera uma hilariante e emocionante cadeia de extraordinários acontecimentos que criam uma reviravolta no mundo da culinária de Paris.
Remy encontra-se dividido entre correr atrás do seu sonho ou regressar para sempre para as suas origens como um rato.
Ele aprende a verdade sobre amizade, família e como não ter outro remédio senão ser quem realmente é: um rato que ambiciona ser chefe de cozinha.
A versão portuguesa conta também com a participação especial do Chefe Vítor Sobral.
Com vozes de: (VO) Patton Oswalt, Lou Romano, Janeane Garofalo, Ian Holm, Peter Sohn, Brad Garrett, Peter O ‘Toole, Brian Dennehy/(VP)Diogo Mesquita, José Wallenstein, Tiago Felizardo, Carlos Freixo, Helena Montez, Pedro Caeiro, Carlos Paulo, Manuel Cavaco, Paulo Oom, Melo D., Pedro Górgia, Peter Michael, Quimbé, Mário Redondo.
Sonha em grande! Diverte-te com esta deliciosa aventura!"
in http://lusomundo.sapo.pt/Xw1I/752996.html
Sou assídua no Cinema de Animação, partilho da ideia acima referida. "Ratatui" trata-se de um filme a não perder, pelos diálogos, pelo enredo, humor, pela composição: formas; cor; ritmo; movimento... Pela magia que se faz sentir e que nos faz transportar para o mundo da imaginação... Ao longo do filme é transmitida a ideia ao fruidor do mesmo que, na cozinha, à semelhança do que acontece na Pintura, na criação do Objecto Artístico, na Arte, a sensibilidade estética está e deve estar sempre presente.
RATATOUILLE
O "ratatouille" é uma receita do século 18 e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provence em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragôut de legumes» ou «prato de beringelas».
Para preparar o ratatouille não podem faltar nem as beringelas nem os tomates. Com os restantes ingredientes pode-se lidar mais à vontade. Não são obrigatórios os pimentões e as courgettes.
in http://pt.wikipedia.org/wiki/Ratatouille
Deixo-vos a receita completa,
INGREDIENTES:
1 Berinjela grande
1 Pimentão vermelho e/ou amarelo
2 Cebolas médias
2 dentes de alho esmagado
2 Abobrinhas
2 a 3 Tomates
Tomilho
Sal e pimenta
MODO DE PREPARAÇÃO:
Cortam-se os legumes grosseiramente e refogam-se em fogo alto, até que dourem.
Tempera-se moderadamente.
Sugestões:
Pode-se refogar cada legume separadamente ou todos juntos, mas atenção para começar pelo mais firme (siga a ordem dos ingredientes dada) e junte o tomilho desde o começo. Caso precise, junte um pouco de água (ou um caldo) ao cozinhar.
A último cozedura pode ser feita no tacho, 10 minutos, ou no forno a 180°C, pelo menos 40 minutos conforme a textura desejada: legumes crocantes, macios ou em compota. Ajuste o tempo de cozedura e o tamanho de corte dos legumes conforme o seu gosto, tendo em atenção também que os legumes em pedaços pequenos cozinham-se mais rapidamente.