17.6.07

[EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ESTUDAR, PROCURA-SE!]




















Continuo por aqui a falar das coisas que me preocupam, incomodam, consequência do meu trabalho, das minhas vivências, da minha experiência. Falo também das coisas que gosto, de quem admiro.

Cada dia que passa pergunto a mim mesma se vale a pena lutar. Sobretudo parece-me ser preciso MUDAR. Mudar com uma determinada estratégia e eficaz.

Algo está a falhar na educação dos nossos alunos. Claro que é preciso que os nossos alunos dominem a nossa língua, o raciocínio lógico/abstracto, que desenvolvam competências nas áreas artísticas. Mas depois de tanta conversa com eles, depois de tanta formação cívica, depois de dedicar tanto do nosso tempo parece que nada ficou na cabeça destes meninos.
Falo em termos gerais, mas sei que há sempre rapazes e raparigas com quem podemos contar e que nunca nos deixam ficar mal. Obrigada!
Algum professor que com a sua boa vontade saia em visita de estudo, até para o estrangeiro arrisca-se a ser envergonhado, a ser confrontado com um mar de atitudes incorrectas por parte destes meninos.

Continua-se no fundo a super valorizar as capacidades cognitivas.

O caixote de lixo é capaz de estar vazio com os pacotes de sumo e as latas fora do mesmo espalhados pelo chão, em cima de flores, em cima da relva, por aqui e por ali, e A ESCOLA? É ISTO?? Isto é doentio!

É triste ver nas escolas caixotes de lixo com garrafas de plástico misturadas com aparas de lápis, papéis, cartões... etc., etc.. Como é triste eu falar sobre o assunto e olharem-me como se eu fosse lunática:). Aguento!

Parece-me de todo importante e urgente a implementação de uma DISCIPLINA SOBRE AMBIENTE obrigatória. Sim, disse DISCIPLINA OBRIGATÓRIA, não disse disciplina de carácter opcional como a palhaçada da Disciplina de Educação Visual de carácter opcional no 9º ano. Esta, aos olhos dos mal informados não serve para nada.
Ambiental área a ter de prestar sérias provas de conhecimento no final de cada ciclo de ensino com aplicação de conhecimentos durante todo o percurso escolar de cada aluno.
Contudo penso também que nem todos os profissionais do ensino estão sensibilizados para a problemática da necessidade de defender o ambiente. Há que os sensibilizar, há que os formar!

Que nos interessa sabermos línguas, sermos uns craques a matemática, a física, a teatro, etc.... se não possuirmos uma consciência ambiental intervindo no espaço em defesa da natureza, do nosso planeta?

0 comentários: