10.2.08

[DIANA CARVALHO . 1º PRÉMIO UNESCO SOBRE O PLANETA TERRA]

Uma aluna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, foi a vencedora portuguesa do concurso promovido pela UNESCO para celebrar o Ano Internacional do Planeta Terra. Diana Carvalho, 20 anos e aluna finalista da licenciatura em Comunicação e Multimédia, vai receber o prémio na sede da UNESCO em Paris, na cerimónia de lançamento das celebrações, agendada para a próxima terça e quarta-feira.
A jovem, que é natural de Vila Real, disse à Agência Lusa que se candidatou ao concurso com a produção de um vídeo promocional onde procura, numa "visão pluridisciplinar e inovadora", alertar a sociedade para as grandes preocupações com o Planeta Terra.
O filme está dividido em duas partes, sendo que a primeira, com desenhos a preto e branco de uma cidade, "quer alertar para a poluição e a sujidade".

Numa segunda parte, a aluna filmou o Douro, paisagem de "cores vivas e fortes".
"O objectivo foi mostrar como, se cuidarmos do ambiente e o protegermos, a paisagem pode ficar bonita", afirmou.
O Douro é Património Mundial da UNESCO desde 2001 e é um dos candidatos a sétima Maravilha da Natureza.
Diana Carvalho (foto) mostrou-se "surpreendida mas muito feliz" pelo prémio, que classificou como uma "recompensa" pelo trabalho efectuado.
As celebrações de 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra, proclamado por unanimidade pela Assembleia-geral das Nações Unidas, pretendem alertar para as alterações climáticas, os desastres naturais, desertificação de solos, escassez de água potável ou perda de biodiversidades.
A iniciativa pretende sensibilizar o público e os governantes de todo o mundo para o papel que as "Ciências da Terra" podem ter na construção de um planeta mais seguro e saudável, e destaca a necessidade de investimento público e privado na formação de uma nova geração de geocientistas capaz de resolver os problemas globais, actuais e futuros, de cerca de 6,7 mil milhões de pessoas que habitam o planeta.
O programa de actividades agendado para Paris inclui declarações políticas de ministros de vários países e conferências de especialistas sobre temas ambientais de relevância social, para os quais o conhecimento em Ciências da Terra é relevante.
Nele vão participar delegações de 64 países.

Bem haja! E muitos parabéns!!

1.2.08

[ASTERIX NOS JOGOS OLÍMPICOS, SIMPLESMENTE GENIAL]

O filme em estreia... ontem.

Asterix nos Jogos Olímpicos com Schumix, a alusão à Ferrari e Schumacher como piloto de carruagem no filme. O ex-jogador francês Zinedine Zidane, a tenista francesa Amelie Mauresmo, Tony Parker e tantos...
Dirigida por Frédéric Forestier e Thomas Langmann, o filme é um dos mais caros da história do cinema mundial (o mais caro da França). Diz-se ter ficado pela módica quantia de 78 milhões de euros - aproximadamente R$ 200 milhões e ouvi falar que foi produzido em território alemão e espanhol. Mais uma vez Obelix é interpretado por Gérard Depardieu, pela terceira vez... também sempre bem!
A verdade é que dei comigo a rir na sessão sem conseguir parar já com o estômago um tanto ou quanto embrulhado. Estava fascinada com pormenores - vestuário, diálogos, cenários, ligações à actualidade, animações e efeitos especiais... Vale mesmo a pena ver! Simplesmente genial!