24.2.07

[ZECA AFONSO]

José Afonso nasceu a 2 de Agosto 1929 em Aveiro, morreu a 23 Fevereiro de 1987.

A 23 de Fevereiro de 1987, José Afonso deixou-nos, vítima de doença incurável.
Um dos mentores da canção de intervenção em Portugal e um baladeiro/compositor notável, soube conciliar a musica popular portuguesa e os temas tradicionais com a palavra de protesto.
Zeca trilhou, desde sempre, um percurso de coerência.
Na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo salazarento, na denuncia dos oportunistas, dos "vampiros" que destroçaram Abril, no canto da cidade sem muros nem ameias, do socialismo, da "utopia".
Injustiçado por estar contra a corrente, morreu pobre e abandonado pelas institui coes.
"O Pintor Morreu..." mas, vinte anos depois não tenhamos dúvidas, a voz de Zeca perdurará... para sempre.

20.2.07

[ARCO 2007]

A ARCO em Madrid, de 15 a 19 de Fevereiro, contou este ano com 13 galerias portuguesas.

Treze galerias portuguesas participaram na Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCO, em Madrid, em Fevereiro, onde a República da Coreia foi o país convidado em 2007.
De acordo com uma fonte da Associação Portuguesa de Galerias de Arte (AGPA), este ano Portugal esteve representado por menos uma galeria do que em 2006, quando o certame teve a Austria como país convidado para celebrar os seus 25 anos.

A ARCO reúne anualmente cerca de 300 galerias internacionais, sendo ja considerada uma das mais importantes feiras de arte moderna e contemporânea, visitada por milhares de pessoas, entre artistas, estudantes de arte, galeristas e publico nao pofissional.

Carlos Carvalho Arte Contemporânea (Lisboa), 24B Arte Contemporânea (Oeiras), Filomena Soares (Lisboa), Galeria 111 (Lisboa), Galeria Presenca (Porto), Graca Brandao (Lisboa), Lisboa Vinte (Lisboa), Mario Sequeira (Braga), Pedro Oliveira (Porto), Quadrado Azul (Porto), Pedro Cera (Lisboa), Cristina Guerra (Lisboa) e Vera Cortez (Lisboa) sao as 13 galerias que vao representar Portugal no certame entre 15 e 18 de Fevereiro no Parque Ferial Juan Carlos I, em Madrid.

A Galeria Filomena Soares foi também seleccionada para estar na secção Projecto as galerias Cristina Guerra e Graçaa Brandão na secção Black Box dedicada a difusao da arte tecnologica electronica e audiovisual.

Como país convidado da ARCO 2007, a República da Coreia teve um papel central no certame, nomeadamente com a apresentação de um projecto da artista Kim Jung-Wha, comissaria chefe do Sungkok Art Museum e professora da Dongguk University.

A maioria das galerias que representaram Portugal é associada da APGA, uma entidade orientada para a promoção e divulgação da arte contemporânea que possui actualmente 41 associadas.