29.5.07

[POESIA PORTUGUESA FESTEJADA NA CIDADE DE PISA]

Chama-se Poética Atlântica e é a terceira edição deste festival que hoje se inaugura em Pisa (Itália), desta vez dedicado a Portugal. Nele participam Pedro Tamen, Casimiro de Brito, Gastão Cruz, José Tolentino Mendonça e Catarina Almeida que entrarão em diálogo com autores italianos: Valentino Zeichen, Maria Grazia Calandrone, Davide Rondoni, Roberto Veracini, Luisa Pianzola, Alfonso Berardinelli, Anna Maria Carpi, Roberto Galaverni, Giancarlo Pontiggia e Michelangelo Cammiliti.

Os poetas não estarão sós, já que está prevista também a presença de críticos, editores, músicos, filósofos e professores, bem como a apresentação de documentários.

A poesia será, por outro lado, celebrada pelo cinema. Dois filmes serão, nesse âmbito, hoje exibidos, no Cinema Teatro Lux, às 20 horas, Sophia de Mello Breyner Andresen, de João César Monteiro, Luiza Neto Jorge, de João Roque e, às 21 horas, Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, Uma Abelha na Chuva, de Fernando Lopes e Autografia sobre Mário Cesariny, de Miguel Gonçalves Mendes.

No que se refere à poesia, a 1 de Junho, realizar-se-á um fórum sobre a edição, coordenado por Roberto Galaverno. Vários encontros e leituras estão previstos. Manuele Masini apresentará a antologia poética dos portugueses com a presença de alguns deles. Outras colectâneas serão divulgadas no evento, entre as quais a Campanotto, coordenada por Antonio Staude, e a de Lietto Colle, orientada por Stefania Crema e Vincenzo Mascolo. O centro do encontro será no jardim da livraria Feltrinelli que completa 50 anos de existência, uma vez que foi fundada por Giangiacomo Feltrinelli no longínquo 1957. No sábado, dia 2, realizar-se-á um concerto de música etno-jazz pela Orquestra di Piazza Vittorio.

0 comentários: